

Education and students. Happy asian woman, holding notebooks and laughing, smiling at camera, enjoys going to University or College, blue background.
Evite o erro do double negative no inglês! Entenda o que é, por que causa confusão e aprenda a usá-lo corretamente com dicas simples.
Você já ouviu alguém dizer “I don’t know nothing.” ou “She didn’t see nobody.” num filme ou numa música? No discurso informal, esse tipo de construção gramatical (conhecida como double negative) aparece o tempo todo, mas na gramática padrão do inglês, usar duas negações na mesma frase é considerado um erro.
Vamos entender o porquê?
Em português, é normal usar duas negações na mesma frase:
👉 “Eu não vi ninguém.”
👉 “Ela não fez nada.”
Mas em inglês, a lógica é diferente.
✅️ “I didn’t see anybody.”
❌ “I didn’t see nobody.”
✅️ “She didn’t do anything.”
❌ “She didn’t do nothing.”
Quando o verbo já está na forma negativa (don’t, didn’t, isn’t, can’t…), você não precisa usar outra negação depois dele. Fazer isso cria o que chamamos de double negative.
Por que isso é um erro?
No inglês formal, usar duas formas negativas juntas pode acabar gerando o sentido oposto daquilo que você queria dizer. Ou seja, se você não tomar cuidado, o que era pra ser uma negação pode ser interpretado como uma afirmação!
Mas… e as músicas e filmes?
Em conversas informais ou nos meios artísticos, o double negative aparece com frequência como uma forma de dar ênfase ou reforçar uma ideia.
É como um erro feito “de propósito”. Quando isso acontece, a intenção é que a negação seja interpretada pelo seu contexto, e não pela regra gramatical. Este é o caso do trecho da música dos Rolling Stones, “I can’t get no satisfaction”, por exemplo.
Como evitar esse erro no dia a dia?
A dica é simples: se o verbo já está na forma negativa, combine ele com uma palavra afirmativa.
👉 Exemplos de verbos na forma negativa: don’t, isn’t, didn’t, can’t, couldn’t
❌ Exemplos de palavras negativas: no, nothing, never, none, nowhere, neither, nobody
✅️ Exemplos de palavras afirmativas: anything, ever, anywhere, either, anybody
E, mais do que tudo, entenda o contexto em que aquela frase está sendo utilizada. Parte de ficar fluente em inglês é saber reconhecer quando seguir as regras formais da língua – ou quando elas adquirem novos significados dentro de um contexto social e cultural.
Quer saber mais sobre como soar natural falando inglês? Então confira:
👉 E pra mais conteúdo e dicas sobre o idioma, acompanhe a gente no Instagram!