

Company CEO and HR manager reading applicant resume or cv while employee waiting for questions, discussion and result during recruitment process in office. Concept of hiring, employment. Close up view
Evite erros comuns em currículos em inglês e aprenda como adaptar seu CV ao padrão internacional para se destacar no mercado.
Criar um currículo em inglês é um passo essencial pra quem busca crescimento profissional ou vagas em empresas internacionais. No entanto, muitos profissionais acabam perdendo grandes oportunidades por cometerem erros simples e facilmente evitáveis.
Hoje, você vai conhecer os erros mais comuns em currículos em inglês e aprender como evitá-los pra causar uma boa impressão nos recrutadores!
Um dos erros mais frequentes é achar que tudo o que você precisa fazer é traduzir o currículo em português palavra por palavra. O problema é que currículos em inglês seguem outra lógica, tanto de linguagem quanto de estrutura.
Como evitar:
Adapte o conteúdo ao padrão internacional. Por exemplo:
Misturar passado, presente e futuro sem critério é um erro que passa a impressão de falta de domínio do idioma.
Como evitar:
Muitos candidatos colocam “Fluent” quando, na prática, têm dificuldades em reuniões ou entrevistas. Mas lembre-se que, muitas vezes, os recrutadores testam o idioma no processo seletivo.
Não demonstrar o nível de inglês que você alega saber pode fazer com que aquilo que é pra ser uma vantagem se torne um ponto negativo nos olhos do recrutador. Por isso, nada de exagerar, ok? As empresas não estão buscando um inglês perfeito – elas só querem saber se você é capaz de se comunicar!
Como evitar:
Use descrições mais realistas, como:
Expressões como “formation” pra formação acadêmica ou “graduation” pra curso superior são falsos cognatos comuns.
Como evitar:
Verifique sempre se está utilizando os termos corretos, como:
Ao fazer isso, você diminui as chances de ser selecionado pra uma entrevista, já que recrutadores e sistemas de triagem (ATS) usam palavras-chave pra filtrar currículos.
Como evitar:
Leia atentamente a descrição da vaga e adapte seu currículo para incluir termos usados no anúncio, como:
Quando o currículo tem traduções literais, palavras erradas ou um nível de inglês exagerado, isso costuma pesar negativamente. Já um currículo claro e bem organizado aumenta suas chances de avançar no processo seletivo.
Então se você quer crescer na carreira ou buscar oportunidades em empresas internacionais, ter um currículo em inglês bem feito faz toda a diferença!
E depois de seguir nossas dicas e conseguir aquela entrevista pro emprego dos seus sonhos, não se esqueça de conferir também nosso artigo sobre Como se Preparar para uma Entrevista de Emprego em Inglês 😉
👉 Para mais dicas de desenvolvimento profissional e inglês corporativo, acompanhe a gente no LinkedIn!